Após o sucesso do I Simpósio Jovem Doutor – Módulo Endocrinologia e Nutrição, realizado em novembro do ano passado, a Faculdade de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago), apresenta o II Simpósio Jovem Doutor com o módulo Urgência e Emergência. Serão dois dias (16 e 17 de maio) de intensos debates entre profissionais da área, palestrantes convidados, alunos de medicina e médicos recém-formados. Aí está o diferencial: a instituição busca atingir um público que, invariavelmente, fica à margem dos grandes eventos médicos realizados em todo o Brasil. As inscrições se estendem de 5 de fevereiro a 14 de maio de 2018. O objetivo principal da série de simpósios é proporcionar ao estudante e ao jovem doutor contato com profissionais de gabarito que têm conhecimento e aplicam modernas técnicas e tratamentos diferenciados em suas respectivas especialidades. Nesta edição, além de mesas-redondas e palestras, haverá atividades práticas.
O professor doutor José Mauro Silva Rodrigues abre, dia 16 de maio, o ciclo de palestras do II Simpósio Jovem Doutor com os temas "Atendimento ao politraumatizado – abordagem completa" e "Vítimas de ferimentos por arma de fogo atendidos no SAMU". Rodrigues Doutor em cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, atualmente é Presidente da SBAIT - Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado, professor associado, coordenador da área de cirurgia geral e trauma e supervisor do programa de residência médica em cirurgia geral e do trauma da Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Já o professor doutor Agnaldo Piscopo aborda o tema "O que um médico precisa saber para atender uma emergência fora do Hospital", dia 17 de maio, às 9h. Já, à tarde, às 14h, discutirá o tema "Ressuscitação cardiopulmonar suporte básico e avançado de Vida". Piscopo é diretor do Centro de Treinamento de Emergências Cardiológicas da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, médico Diretor do Pronto-Socorro da Santa Casa Araras, médico do Grupo de Atenção às Urgências e Emergências (GRAU) da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e atua como médico de resgate no Grupamento de Rádio Patrulha Aéreo da Polícia Militar do Estado de São Paulo - Helicóptero Águia.
O simpósio também possibilitará que alunos e jovens profissionais apresentem seus trabalhos nos diversos painéis que serão programados ao longo dos dois dias. É uma forma de não serem apenas coadjuvantes em um evento que irá perseguir, insistentemente, o aprimoramento e a qualificação de todos os participantes. Os trabalhos terão uma única forma de apresentação, a oral, e podem ser inscritos em duas categorias, acadêmica, para alunos, e profissional, para participantes que não estejam cursando a graduação, ou seja, já são formados. É importante que para que aconteça a homologação da inscrição de trabalhos todos os autores estejam inscritos como participantes do simpósio e tenham recolhido a taxa de inscrição. O período de inscrição se estende de 5 de fevereiro a 9 de maio de 2018. O link para o regulamento está disponível logo abaixo.
Os valores para inscrição no II Simpósio Jovem Doutor são os seguintes: R$ 180 (alunos da Unilago) e R$ 220 (alunos de outras instituições e demais profissionais). A taxa pode ser recolhida à vista, por meio de boleto, emitido logo após a efetivação da inscrição. Já na Tesouraria da Unilago, o valor pode ser pago à vista ou parcelado em três vezes.
Palestras:
Atendimento ao politraumatizado – abordagem completa
Vítimas de ferimentos por arma de fogo atendidos no SAMU
Palestras:
O que um médico precisa saber para atender uma emergência fora do Hospital
Ressuscitação cardiopulmonar suporte básico e avançado de Vida
Prof. Dr. José Mauro Silva Rodrigues
Mediador: Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel
Prof. Dr. José Mauro Silva Rodrigues
Profº. Dr. Deodoro Moreira
Profº. Dr. Edmo Atique Gabriel
Profº. Dr. Sthefano Atique Gabriel